Vamos todos preparar !

Já não falta uma semana para a festa de Natal e a Igreja convida-nos à preparação mais intensa da festa, mesmo que acarrete de cada um e das nossas famílias um esforço acrescido. Esforço e não correria, como sempre acontece, à medida que o tempo passa, na ânsia da última prenda.
Sabendo que, além da justiça, como claramente anunciava João Baptista, no deserto, a caridade é o melhor caminho para o Presépio, não se estranha a presença de Maria na liturgia dos últimos dias do Advento, realçada neste domingo com a sua visita à prima Isabel.
Não temos nesta preparação modelo mais perfeito que Aquela que “esperou com inefável amor” o nascimento de Seu Filho, e que, logo que soube, se pôs apressadamente a caminho das montanhas, sem olhar a riscos e dificuldades, para ajudar Isabel, como que a dizer-nos que os pobres devem ter sempre prioridade.
A meditação do Evangelho deste domingo ajuda-nos, com certeza, a preparar a Festa da Vida que o Menino do presépio traz à humanidade, sempre com Maria e Isabel, ambas grávidas de modo impossível, a convidar-nos à alegria agradecida que o Menino provoca no coração de quem O acolhe e prepara a Festa de Nascimento.

in Diálogo nº. 1579 (Domingo IV do Advento – Ano C)