Plano Pastoral Paroquial

plano2017

Jesus Cristo, o rosto da esperança, é a nossa alegria!

Por desígnio livre e amoroso de Deus Pai, no mistério pascal de Jesus, funda-se e fundamenta-se a nossa esperança, a nossa alegria, a nossa salvação. Escreveu assim Bento XVI: “É na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A «redenção», a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho” (Spe Salvi, 1).

A partir deste lema, no presente ano pastoral de 2016-2017, sentimo-nos interpelados a:

Levar Jesus Cristo, o rosto da esperança, ao coração das pessoas e das famílias.

Celebrar festivamente Jesus Cristo, o rosto da esperança, para a Igreja e para a Humanidade.

Partilhar Jesus Cristo, pão repartido para a vida do mundo.

De modo transversal, não deixaremos de cuidar da formação de Agentes da Pastoral, olhando-a como permanente necessidade e que se traduzirá na participação em encontros nacionais, como o Encontro Nacional de Liturgia e de Espiritualidade, a Semana de Pastoral Social ou o E-vangelizar (promovido pelos Salesianos), assim como na presença em encontros formativos de âmbito diocesano e arciprestal, sem esquecer um plano alargado de formação musical a
desenvolver na paróquia.

Com Maria, que nos congrega e acolhe, neste ano Centenário das Aparições, em Fátima, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória quer ser uma Igreja aberta e em saída missionária, para afirmar, a todos, sem medo: Jesus Cristo, o rosto da esperança, é a nossa alegria!

para descarregar: Plano de Pastoral 2016-17 com calendarização

para descarregar: calendarização actualizada (2016.12.10)