Zeladoras do templo

 

IC_10.jpg

“É necessário que, em tudo quanto tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza; dever-se-á ter respeito e cuidado também pelos paramentos, as alfaias, os vasos sagrados, para que, interligados de forma orgânica e ordenada, alimentem o enlevo pelo mistério de Deus, manifestem a unidade da fé e reforcem a devoção”. (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 41).

 

Com o seu serviço humilde e simples as zeladoras dão um contributo, para que, “na liturgia, brilhe a beleza do mistério pascal, pelo qual o próprio Cristo nos atrai a Si e chama à comunhão. Em Jesus, contemplamos a beleza e o esplendor das origens. Referimo-nos aqui a este atributo da beleza, vista não enquanto mero esteticismo, mas como modalidade com que a verdade do amor de Deus em Cristo nos alcança, fascina e arrebata, fazendo-nos sair de nós mesmos e atraindo-nos assim para a nossa verdadeira vocação: o amor. A beleza da liturgia pertence a este mistério; é expressão excelsa da glória de Deus e, de certa forma, constitui o céu que desce à terra. A beleza não é um factor decorativo da acção litúrgica, mas seu elemento constitutivo, enquanto atributo do próprio Deus e da sua revelação. Tudo isto nos há-de tornar conscientes da atenção que se deve prestar à acção litúrgica para que brilhe segundo a sua própria natureza”. (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 35).

 

A paróquia conta com a colaboração preciosa de equipas de Zeladoras do Templo que têm a seu encargo a limpeza e ornamentação da igreja.

Apesar de ser um trabalho que passa despercebido, é muito digno e precisa de voluntários para enriquecer as equipas…