“A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene”.
“A acção litúrgica reveste-se de maior nobreza quando é celebrada de modo solene com canto, com a presença dos ministros sagrados e a participação activa do povo”. (Vaticano II, Sacrosantum Concilium)
SÁBADO – 19h00 – MISSA COM JOVENS
Ensaio: sábados às 18h, no Centro Paroquial
Responsáveis:
Resenha histórica: O grupo coral dos jovens da paróquia, que anima regularmente a missa vespertina das 19h, na Sé, iniciou a sua actividade em Outubro de 2011, altura em que passou a integrar e a congregar os elementos dos diferentes grupos juvenis (catequese e movimentos) que animavam esta celebração rotativamente. Contou com a direcção artística de Aoife Hiney, doutoranda da Universidade de Aveiro.
Ensaia antes da missa (18h), no centro paroquial, sob a direcção do José Fernandes. Conta com a presença regular de alguns instrumentistas (Miguel Oliveira, Ana Marcelino, Daniel Silva, Pedro Filipe).
DOMINGO – 08h30
Responsável: Emília Saramago
DOMINGO – 10h00 – Igreja de Vilar
Nº de Elementos: 20
Responsável: João Matias
DOMINGO – 10h30 – Coro Nossa Senhora da Glória
Nº de Elementos: 25
Ensaio: Sexta-feira, 21h30, na igreja
Responsável: Ricardo Ramos e José Neves
Director do Coro: Ricardo Ramos
Organista: Ricardo Toste
Site: http://coronossasenhoradagoria.blogspot.com
Resenha histórica: A fundação do coro remonta ao princípio dos anos 70. Dos seus elementos fundadores destacou-se claramente, pela alegria que transmitia, pela responsabilidade sempre firme com que ultrapassou os momentos mais difíceis que um grupo com tantos anos sempre passa, o Sr. José Monteiro que nos deixou com muita saudade.
Nestes mais de 30 anos, sucederam-se vários directores do coro: Sr. Lemos, Artur Matos, José Vieira, Luís Ochoa, Tadeu Filipe e Tiago Matias.
Desde o dia 1 de Janeiro do ano 2000 que é dirigido por Ricardo Ramos e assim se mantém até agora. O coro sempre participou nas diversas iniciativas promovidas quer pelo Secretariado Nacional de Música Sacra quer pelo Secretariado Diocesano, entre elas o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica e as preparações de Cânticos de Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.
Destacam-se as Jornadas Nacionais de Coros Litúrgicos em 1985, em Fátima, o Jubileu Diocesano de Coros no ano 2000, no Seminário de Santa Joana Princesa e a 13 de Outubro desse mesmo ano no Jubileu Nacional de Coros Litúrgicos, em Fátima.
DOMINGO – 12h00 – MISSA COM CRIANÇAS
Ensaio: Domingo, 10h45 – Centro Paroquial
Nº de Elementos: 25
Responsável: Cristina Bastos
Diretor do Coro:
DOMINGO – 19h00
Nº de Elementos: 25
Ensaio: Domingo, 18h00
Responsável: Olga Cravo
Organista: Jorge Martins
Director do Coro: Cláudia Duarte
Resenha histórica: O coro começou por volta de 1970 pela mão do Pe. Arménio Costa Júnior, com os “Pequenos Cantores”. Mais tarde estes ficaram jovens e ficou assim constituído o Coro de Jovens dirigido pelo Paulo Pinho, seguidamente pelo Francisco Costa, mais tarde após algumas dificuldades voltou a ser dirigido pelo Paulo Pinho na Páscoa de 1995. Nessa altura adoptou o nome de “Chorus 12”. Participou em outras actividades além da animação do canto na eucaristia das 12.00 horas de Domingo, como carnavais. Em 1999 passou a ser dirigido pelo Tiago Matias.
Desde a Quaresma de 2003 passou a animar a eucaristia das 19.00h de Domingo.
Comentários recentes