Acção Social

Christ Washing the Feet of his Disciples_ c_ 1655 _157 x 221mm_Rijksmuseum, Amsterdam

Há mais alegria em dar do que em receber (Act 20, 35)

Recebestes de graça, dai de graça (Mt 10, 8)

 

“A Igreja, mistério de comunhão com Deus e com os homens, é também uma Igreja de serviço que exprime o amor de Deus na acção sócio-caritativa, quando realizada com base nos princípios essenciais da primazia da caridade e do primado da pessoa humana.
Assim a acção sócio-caritativa da Igreja, baseada na pessoa e orientada para a pessoa humana que é «o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais» (Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 25), deverá ser desenvolvida de acordo com o princípio da universalidade e da subsidiariedade.
O testemunho evangélico da caridade, elemento essencial da vivência cristã, não pode ser reduzido à iniciativa individual. A comunidade cristã é o principal sujeito e agente da diaconia eclesial, sem, contudo, excluir a participação de grupos, movimentos, instituições «especializadas» e pessoas singulares que actuem inseridas nos projectos da comunidade e partilhem do espírito que a animam, para assegurar a coordenação de sinergias e esforços. O agente pastoral não age isoladamente, é mandatado pela comunidade. (Conferência Episcopal Portuguesa, “Princípios e Orientações da Acção Social e Caritativa da Igreja”, n.º 3-5).

Conferência Vicentina

Patronato Nossa Senhora de Fátima – Vilar

Rouparia solidária

Visitadoras de doentes