Canonização de Santa Joana

Se perguntarmos na rua quem é a Beata Joana de Portugal poucos a conhecem, mas, se falarmos em Santa Joana Princesa, muitos a identificam como Padroeira da cidade e da Diocese de Aveiro.
Canonizada ou não é a nossa santa, filha de D. Afonso V e da Raínha D. Isabel e falecida em Aveiro, no convento das dominicanas, em 12 de Maio de 1490.
Tudo isto a propósito do voto favorável de todos os Bispos portugueses, para que o processo de Canonização da “Beata Joana de Portugal” avançasse, mesmo sem necessidade de um milagre. Este pronunciamento é fundamental, para que em breve, querendo Deus, possamos ter a graça da Canonização da “nossa Santa Joana”. Só então é que é reconhecido o seu culto pela Igreja universal.
A nossa Paróquia não é indiferente a todo este processo ao celebrarmos, há muito, Missa, nos dias 12 de cada mês, pedindo expressamente a Deus a graça da canonização de Santa Joana Princesa. Se este pedido se estender a todas as Paróquias da nossa Diocese, Deus nos concederá esta graça e teremos mais razões para merecer a protecção daquela que a Igreja, pela voz autorizada do Papa S. Paulo VI, nos concedeu como Padroeira.