Ser + para Servir melhor !

Jesus, na perspectiva de S. Marcos, iniciou, a partir de Cesareia de Filipe, a viagem que vai terminar em Jerusalém. Os que O seguem já são poucos, e, mesmo dos mais próximos, alguns ainda acalentam esperanças de poder e glória, a começar por Pedro, como vimos no domingo passado.
Jesus, porém, parece ter um plano bem definido e não omite uma palavra do mistério de sofrimento, paixão e morte que O aguarda.
Apesar da clareza de linguagem em assunto tão sério quanto dramático, os discípulos, todos sem excepção, manifestam ter outros interesses e ocupam-se de outros assuntos. Jesus apercebe-se bem, mas aguarda para melhor oportunidade, já em casa, o devido esclarecimento.
“Que discutíeis no caminho?”, pergunta Jesus, sem impaciência nem azedume. A resposta foi o silêncio. E todos ficaram calados. Até Pedro!
Jesus, nem com os seus melhores amigos, a quem partilha o drama que O espera, pode efectivamente contar! Mas não se ofende por isso, não desiste deles, não os acusa, apenas aproveita o momento para lhes lembrar, e a todos nós também, que desejar e fazer por ser o primeiro é muito bom, desde que seja para servir e servir melhor a todos. É isto que caracteriza o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

P. Fausto

in Diálogo nº 1746 (XXV Domingo do Tempo Comum – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *