Órgão de tubos: “Onde há beleza aí está Deus”

image

No próximo domingo dia 23, às 16h, decorrerá na nossa igreja mais um concerto inserido no ciclo inaugural do novo órgão de tubos. Trata-se de um concerto com coro e órgão, a cargo da Capella Bracarensis e do organista António Costa Gomes. O programa inclui a apresentação de obras de compositores portugueses, concretamente Azevedo Oliveira, Manuel Faria, Joaquim dos Santos e Manuel Simões.
A mais de meio deste ciclo inaugural, mais de uma dúzia de concertos e recitais apresentados, apraz-nos registar já os milhares de pessoas que na nossa igreja e por causa deste novo instrumento já ouviram dezenas de composições musicais, de diferentes épocas e compositores nacionais e estrangeiros.
A arte e a música em particular falam-nos de Deus. Porque “onde há beleza, aí está Deus”. O órgão de tubos, rei dos instrumentos musicais, serve não só para a liturgia, para dar glória a Deus, para a promoção da música sacra, mas também para servir a dignidade humana, a solidariedade e o bem comum.
Assim queremos continuar a fazer.