“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos guiará para a verdade plena”.
Jesus vai sem ter dito tudo, sem ter terminado tudo, mas promete um guia admirável, o Paráclito, para um novo e exaltante caminho que nos leva a acolher, sem reservas, mesmo as “Coisas” naturalmente fora do nosso alcance.
Hoje celebramos o mistério fundamental da fé, o Mistério da Santíssima Trindade: Um só Deus em três Pessoas, que não resulta de um destilado e fastidioso processo de pensamento para conciliar o três em um, mas tão só Revelação, pelo Unigénito do Pai, da essência profunda de Deus, que, sendo Único, é Relação, Comunhão, Família, Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Se Deus se realiza só na Comunhão, assim acontece e acontecerá também com o homem, criado à imagem e semelhança não apenas de Deus Único, mas de Deus Trindade. Esta é a nossa origem, vocação, missão e destino.
Este é o Deus verdadeiro, revelado por Jesus Cristo, que, graças ao Espírito Santo, nos faz viver todos os dias com o Evangelho no coração e com amor nas mãos.
P. Fausto
in Diálogo nº. 1918 (Solenidade da Santíssima Trindade -Ano C)
Comentários recentes