Venerável Pe. Jerónimo Usera
FUNDADOR da Congregação das Religiosas do Amor de Deus _ parte 2

(…)
Jerónimo aproveitou os seus conhecimentos de latim e grego e obtém uma cátedra na Universidade Central, em Madrid, e começa a ensinar os jovens. A sua vida de sucesso como catedrático não o preenchia e ansiava pela notícia de que a sua ordem voltasse a ser restaurada em Espanha. Mas isso não veio a acontecer e o Padre Usera, que era um homem confiante na Divina providência soube esperar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe trouxe. Em 1843, a Rainha de Espanha pede-lhe que ensine dois jovens negros que tinham manifestado desejos de conhecer a língua espanhola. A par da cátedra o Padre Usera ensina a língua e prepara para o batismo estes dois jovens. Este facto tornou-se um êxito e o Padre Usera foi reconhecido por isso. Em 1845, parte numa expedição rumo à Guiné. Entretanto adoeceu, pois as condições sanitárias e de clima eram desfavoráveis e teve de regressar a Espanha.
Em 1848, restabelecido não voltou à Guiné mas a Cuba como Deão da Catedral de Santiago.
Pensa num projeto de levar de Espanha, religiosas que fossem mestras, ou seja, educadoras nas Antilhas. Vem a Espanha mas não houve nenhuma congregação que aceitasse esse projeto, assim intui a necessidade de fundar uma congregação de religiosas. Depois de longo tempo de retiro e oração, atento aos sinais do tempo e aberto ao Espírito Santo pensava e escrevia: recrutarei almas generosas que queiram servir a Deus desinteressadamente, que desejarão consumir-se no santo amor de Deus. O Padre Usera funda a Congregação das Religiosas do Amor de Deus a 27 de abril de 1864, em Toro, com a missão da educação integral acente no amor.
Em Cuba, a 17 de maio de 1891, morre o Padre Usera, Deão da Catedral.
Em Roma, a 28 de junho de 1999, o Papa São João Paulo II promulgou o decreto sobre as virtudes do Venerável Servo de Deus, Jerónimo Mariano Usera e Alarcón.
Hoje, a missão e o carisma sonhados pelo Venerável Pe. Usera continuam vivos na Igreja e no mundo através das Irmãs do Amor de Deus e de toda Família “Amor de Deus”, constituída pelos “Jovens do Amor de Deus” (JADE), “Movimento Secular Amor de Deus” (MSAD) e “Voluntariado Amor de Deus” (VADE) presentes em 18 países de 3 continentes.

IRMÃS DO AMOR DE DEUS – PORTUGAL

AMOR DE DEUS

JADE

MSAD

VADE

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *