Dia Mundial dos Pobres 2022

Vivemos neste dia 13 de novembro o 6º Dia Mundial dos Pobres, com o lema: “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). Na mensagem para este dia, o Papa Francisco recorda que este dia é “uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual.” A pandemia e a guerra na Ucrânia são claros motores de pobreza neste ano de 2022.
O Papa recorda ainda “no caso dos pobres, não servem retóricas, mas arregaçar as mangas e pôr em prática a fé através dum envolvimento direto, que não pode ser delegado a ninguém. Às vezes, porém, pode sobrevir uma forma de relaxamento que leva a assumir comportamentos incoerentes, como no caso da indiferença em relação aos pobres.”
“Há também pobres, mesmo entre os que trabalham arduamente. Isto acontece «quando deixa de haver salário justo, horário justo de trabalho e se criam novas formas de escravidão, suportada por pessoas que, sem alternativa, devem aceitar este veneno de injustiça, a fim de ganhar o mínimo para comer».”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *