Escutar…

Na empresa há objectivos a atingir e prazos a cumprir. Em casa há tarefas diárias, roupas, refeições, transporte dos filhos/netos às milhentas actividades, não falando dos compromissos sócio-religiosos pessoais… E o que resta para respirar? Muito pouco, com certeza.
A esta sociedade de correrias, onde quem manda é o relógio e o tempo se torna cada vez mais escasso, onde não se educa para o silêncio, nem se valoriza a escuta, Jesus diz palavras no Evangelho de hoje, que nos parecem fora da realidade: “As minhas ovelhas escutam a minha voz… e elas seguem-Me”.
Ainda que nos pareçam ao arrepio, não deixa o verbo “escutar” de ser do número dos verbos mais importantes, oportunos e difíceis de conjugar na gramática da vida. Não temos tempo para nada…
Escutar alguém é dizer-lhe que o meu tempo é teu, é dizer-lhe que tu existes e és importante… Escutar torna-se, então, o primeiro dos serviços. E a Deus também, porque, se rezar é falar com Deus, quem não sabe escutar não sabe rezar, nem sabe responder…
Rezar com o rei Salomão, que bem cedo percebeu o valor da escuta ao pedir a Deus, em vésperas de iniciar o seu reinado, “um coração que soubesse escutar”, é cada vez mais importante e necessário.

P. Fausto

in Diálogo n.º1779 (Domingo IV da Páscoa – Ano C)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *