“ESCUTAI-O” !

Jesus subiu ao monte para orar. Fazia-o, sozinho ou acompanhado, em todos os lugares que Lhe proporcionassem o necessário silêncio. Hoje levou consigo Pedro, Tiago e João.
O monte é um lugar importante na Bíblia. É lugar privilegiado e luminoso ao proporcionar amplas paisagens e testemunhar como ninguém todas as auroras e os mais belos ocasos. É lugar de encontros luminosos. Assim aconteceu com Jesus: “Enquanto orava, alterou-se o aspecto do rosto e até as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente”.
Entretanto, acordado, Pedro exclama: “como é bom estarmos aqui “. Tudo em Jesus era luz e luminosos também eram Moisés e Elias.
Na vida, porém, há luz e sombras. Há dúvidas e perplexidades, angústias e frustrações, catástrofes, doenças e violências… Nuvens densas que paralisam e apagam horizontes. E no meio das nossas luzes e medos, a mesma voz: “Este é o meu Filho, o meu Eleito. Escutai-O”.
Ouvir Cristo é tornar-se como Ele. É esforçar-se por ser Seu discípulo. É aprender com Ele a relacionar-se com Deus, com os outros e com toda a criação. É viver o Evangelho. E isto é tarefa de todos os dias, mas especialmente na Quaresma.

P. Fausto

in Diálogo nº. 1771 (Domingo II da Quaresma – Ano C)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *