“PASSEMOS PARA A OUTRA MARGEM”! (Mc. 4, 31 – 41) [2]

O último recenseamento diocesano à prática religiosa diz-nos que:

* entre 2001 e 2019, apesar de a população se manter estável, a prática religiosa dominical desceu cerca de 43,2 %. Portanto, menos 28.842 pessoas nas celebrações habituais.
* a fisionomia dos participantes habituais se situa predominantemente na faixa dos setenta e mais anos.
* sendo números relativos a toda a Diocese, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória não foge à regra e sofre das mesmas tendências…
* Acrescem ao que sumariamente foi apresentado as consequências do período pandémico, que ainda nos afecta.

Como vemos, o cenário não é propriamente entusiasmante, mas há que evitar a todo o custo o narcisismo, o desânimo e o pessimismo, como vivamente nos recomenda o Papa Francisco.
Não precisamos tanto de fazer o diagnóstico da realidade, mas de aproveitar o tempo para ver o que Deus quer e agir em consequência, sempre conscientes de que o tempo, este tempo, o nosso tempo, é de sementeira e não de colheitas.
Prestes a começar mais um ano de catequese, confiemos em Deus e disponhamo-nos a integrar os grupos e servicos, que melhor expressem o Seu sonho para a nossa Paróquia.

Pe. Fausto