Grupos Corais

canto

“A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene”.

“A acção litúrgica reveste-se de maior nobreza quando é celebrada de modo solene com canto, com a presença dos ministros sagrados e a participação activa do povo”. (Vaticano II, Sacrosantum Concilium)

 

SÁBADO – 19h00 – MISSA COM JOVENS

Ensaio: sábados às 18h, no Centro Paroquial

Responsáveis:

Resenha histórica: O grupo coral dos jovens da paróquia, que anima regularmente a missa vespertina das 19h, na Sé, iniciou a sua actividade em Outubro de 2011, altura em que passou a integrar e a congregar os elementos dos diferentes grupos juvenis (catequese e movimentos) que animavam esta celebração rotativamente. Contou com a direcção artística de Aoife Hiney, doutoranda da Universidade de Aveiro.

Ensaia antes da missa (18h), no centro paroquial, sob a direcção do José Fernandes. Conta com a presença regular de alguns instrumentistas (Miguel Oliveira, Ana Marcelino, Daniel Silva, Pedro Filipe).

 

DOMINGO – 08h30 

Responsável: Emília Saramago

 

DOMINGO – 10h00 – Igreja de Vilar  

Nº de Elementos: 20

Responsável: João Matias

 

DOMINGO – 10h30  – Coro Nossa Senhora da Glória

Nº de Elementos: 25

Ensaio: Sexta-feira, 21h30, na igreja

Responsável: Ricardo Ramos e José Neves

Director do Coro: Ricardo Ramos

Organista:  Ricardo Toste

Site: http://coronossasenhoradagoria.blogspot.com

Resenha histórica: A fundação do coro remonta ao princípio dos anos 70. Dos seus elementos fundadores destacou-se claramente, pela alegria que transmitia, pela responsabilidade sempre firme com que ultrapassou os momentos mais difíceis que um grupo com tantos anos sempre passa, o Sr. José Monteiro que nos deixou com muita saudade.
Nestes mais de 30 anos, sucederam-se vários directores do coro: Sr. Lemos, Artur Matos, José Vieira, Luís Ochoa, Tadeu Filipe e Tiago Matias.
Desde o dia 1 de Janeiro do ano 2000 que é dirigido por Ricardo Ramos e assim se mantém até agora. O coro sempre participou nas diversas iniciativas promovidas quer pelo Secretariado Nacional de Música Sacra quer pelo Secretariado Diocesano, entre elas o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica e as preparações de Cânticos de Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.
Destacam-se as Jornadas Nacionais de Coros Litúrgicos em 1985, em Fátima, o Jubileu Diocesano de Coros no ano 2000, no Seminário de Santa Joana Princesa e a 13 de Outubro desse mesmo ano no Jubileu Nacional de Coros Litúrgicos, em Fátima.

 

DOMINGO – 12h00 – MISSA COM CRIANÇAS 

Ensaio: Domingo, 10h45 – Centro Paroquial

Nº de Elementos: 25

Responsável: Cristina Bastos

Diretor do Coro:

Resenha histórica: A paróquia de Nossa Senhora da Glória tem uma tradição, no que aos coros infantis diz respeito, e, ao longo da sua história, nunca desistiu de procurar espaço para que os membros mais novos da comunidade cresçam e se formem na importante tarefa de ajudar as nossas assembleias a participar melhor na celebração.
O actual Coro das Crianças surgiu como projecto para o ano pastoral de 2012/2013 e iniciou os seus ensaios no dia 8 de Fevereiro de 2013. No 2.º Domingo da Páscoa desse mesmo ano, participou pela primeira vez na celebração das 12h00 da paróquia e continua, até hoje, o seu serviço a uma celebração vocacionada para as crianças da catequese.
Juliana Sousa, professora de música e violinista da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigiu o coro durante o seu primeiro ano. Atualmente é orientado por Cristina Bastos.

 

DOMINGO – 19h00 

Nº de Elementos: 25

Ensaio: Domingo, 18h00

Responsável: Olga Cravo

Organista: Jorge Martins

Director do Coro: Cláudia Duarte

Resenha histórica: O coro começou por volta de 1970 pela mão do Pe. Arménio Costa Júnior, com os “Pequenos Cantores”. Mais tarde estes ficaram jovens e ficou assim constituído o Coro de Jovens dirigido pelo Paulo Pinho, seguidamente pelo Francisco Costa, mais tarde após algumas dificuldades voltou a ser dirigido pelo Paulo Pinho na Páscoa de 1995. Nessa altura adoptou o nome de “Chorus 12”. Participou em outras actividades além da animação do canto na eucaristia das 12.00 horas de Domingo, como carnavais. Em 1999 passou a ser dirigido pelo Tiago Matias.
Desde a Quaresma de 2003 passou a animar a eucaristia das 19.00h de Domingo.