Vilar

MJ_anuncioVilar.JPG

A Capela…

A Capela de Santo Amaro de Vilar também denominada de Nossa Senhora da Vitória, crê-se que já existente no século XV, mas os elementos em pedra existentes no presbitério assim como as imagens em calcário de Santo Amaro e de Nossa Senhora da Vitória apontem para o século XVI. Existe referência documental de instituição de Capela feita por testamento de Cosme Dias em 6 de Outubro de 1577, reforçando esta cronologia.
Foi tendo sucessivas reconstruções, sendo a mais marcante a obra de 1882, com remodelação da fachada e construção de torre sineira, assim como adaptação de um novo retábulo na capela-mor proveniente do antigo seminário de Requeixo, e aquisição de imagens e mobiliário de outras demolidas Igrejas, sendo de destacar as imagens em calcário de São Lourenço, São Tomás de Vila Nova do século XVI e arcaz de sacristia do século XVIII provenientes da demolida Igreja de São Pedro de Aradas ou os baixos relevos semi-circulares, sanefas e paramentos de finais do século XVII provindos do demolido Convento da Madre de Deus de Sá de Aveiro.

A comunidade…

Em Vilar, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória celebra e vive a fé em Cristo. Na igreja desde lugar, celebra Eucaristia duas vezes por semana: à sexta-feira, às 17h, e ao domingo, às 10h.

A comunidade cristã que ali se reúne mantém viva a chama da fé, celebra o seu padroeiro, Santo Amaro, e contempla Nossa Senhora, invocada por ali Senhora da Vitória, como modelo de seguimento de Jesus Cristo.

Tem Comissão da Capela, Comissão de Festas, Agrupamento de Escuteiros e Acção Católica Rural. Também ali se situa o Patronato de Nossa Senhora de Fátima, instituição particular de solidariedade social da Paróquia.