A voz oportuna !

 

odres-nuevos-2-domingo-adviento-2020

O tempo corre e já estamos na segunda semana do Advento. E muitos, alertados pelo acendimento das iluminações da época, já se desdobram em cuidados com os presentes de Natal. Para os cristãos, porém, há outros trabalhos mais urgentes e importantes. Quem o diz é João Baptista, voz determinada e inconfundível, no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.
Ao dar voz a este pregão, João Baptista não se limita a replicar uma mensagem ou a dar um recado aos do seu tempo, mas torna-se, para todos os tempos, exemplo claro de quem vive em Advento e prepara a vinda do Messias.
Dois mil anos passados, não se volta ao deserto e ao estilo de vida do Precursor, mas não deixa de ser oportuno e necessário escutarmos o seu alerta vigoroso, para que a sobriedade de vida, como escolha livre e responsável que devemos fazer, nos permita ter uma expressão solidária mais significativa nesta quadra. É o que nos sugere também o Papa Francisco. Com efeito, a sobriedade, a solidariedade e a oração serão sempre trempe vigorosa em que deve assentar o projecto de vida de quem quer viver o Advento e celebrar cristãmente o Natal.

P. Fausto

in Diálogo 1720 (II Domingo do Advento – Ano B)

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *