” Vigiai ! “

odres-nuevos-1-domingo-adviento-2020

 

O domingo a seguir à Solenidade de Jesus Cristo, Senhor do Universo, inicia sempre o ano litúrgico e introduz-nos num tempo também novo, o Advento. Para muitos cristãos, porém, só as luzes acesas nas montras, praças e ruas, que cheiram a natal e puxam pelo consumo, é que despertam para a mudança.
Conscientes ou não, o calendário litúrgico muda, e um tempo novo começa, para prepararmos o Natal dAquele que há-de vir, “como Juiz dos vivos e dos mortos” e que nasceu em Belém para ser nosso Salvador.
Ao iniciarmos mais um ano litúrgico e, sobretudo, o Advento, não deixaremos de atender ao que Jesus pede no Evangelho, e que S. Marcos, que nos vai acompanhar ao longo de todo o ano, sintetiza: “O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!”
O dever de vigilância não impõe cuidados acrescidos de defesa pessoal, não pede reforço e blindagem de portas… Apenas nos pede uma maior atenção à vida. Sim. Atenção a Deus, aos outros e a nós mesmos.
Num tempo em que a tudo se fazem contas em função de objectivos, é tão fácil andarmos distraídos. Sempre a correr, não temos tempo para nos olharmos nem paciência para nos ouvirmos, não temos tempo para a família, para os amigos, nem para nós próprios. E, certamente, também para Deus o tempo é escasso. Assim, não preparamos o Natal, nem temos a qualidade de vida que só Deus nos oferece.

P. Fausto

in Diálogo 1719 (Domingo I o Advento – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *