“RECOMEÇAR A PARTIR DE CRISTO”

banner_sacramento-da-eucaristia

A nossa Paróquia vai lentamente dando sinais de vida. E a Catequese é disso sinal. Mas não chega. Os desafios são muitos, para que a nossa realidade esteja mais próxima do objectivo geral, que nos deve mobilizar neste ano pastoral.
Importa, pois, que todos queiramos mostrar, como Paróquia de Nossa Senhora da Glória, à semelhança da comunidade dos primeiros discípulos de Jerusalém, que “eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações” (Act 2,42), um rosto mais genuíno da Igreja, que se quer sempre Sinodal e Samaritana.
“Recomeçar a partir de Cristo” pedir-nos-á uma atenção redobrada, para que a Eucaristia presencial seja Centro, Fonte e Cume de toda a nossa vida cristã, pessoal e comunitária. Com efeito, o recurso durante meses às transmissões da Missa “online” pode contribuir para a persistência do medo e convidar a manter um certo individualismo e comodismo religioso a partir do “sofá”. Esta situação, agravada pela diminuição generalizada e muito significativa, desde há muito, da prática religiosa, sobretudo das faixas etárias mais jovens, requer de todos, ao longo do ano, um esforço especial para o incremento da vida eucarística na nossa Paróquia.