Orientações para a celebração do Culto público

CEP

(…) Ao mesmo tempo que se retoma a participação comunitária na Liturgia, há que garantir a protecção contra a infecção. Por isso, a CEP convida todos os fiéis a fazerem por si próprios todos os possíveis para limitar esta pandemia e propõe algumas medidas de protecção que dimanam da caridade fraterna. (…)

1. Na impossibilidade de cumprir presencialmente o preceito dominical, convida-se à leitura orante da Palavra de Deus e à oração em casa, aproveitando-se a transmissão mediática das celebrações, também disponível para os que não podem ir à igreja por razões de saúde ou idade.
  2. Pede-se aos fiéis que estão ou se sentem doentes que não vão à Missa. No respeito pelas directivas das autoridades de saúde, poderão receber a comunhão em suas casas recorrendo ao serviço dos MECs, logo que possível, devendo observar as mesmas regras de higienização da Comunhão na Missa dominical.
  3. Convidam-se fiéis pertencentes a grupos de risco a não frequentar a Missa dominical; por razões imperiosas, poderão ir à Missa durante a semana, em que há menos fiéis. (…)
  4. Os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da igreja com um produto desinfectante.
  5. É obrigatório o uso de máscara, a qual só deverá ser retirada no momento da recepção da Comunhão eucarística.
  6. O acesso dos fiéis (…) será limitado no número de participantes, de acordo com a dimensão da igreja e as regras aplicáveis (…)

Encontra AQUI  o texto completo