Programa em 3 palavras !

5dp_A

Este é o 5° Domingo do Tempo Pascal e Jesus continua a escolher o domingo para se encontrar com os discípulos. Era, na verdade, necessário recuperá-los, refrescar-lhes a memória, consolidá-los na unidade… e dispô-los para a missão.

Sempre atento, Jesus já não vê nos olhos dos discípulos sinais de medo ou sombra de dúvidas, mas era indisfarçável um certo desconforto, pois, em relação ao futuro, não se falava de um guião, de uma espécie de manual de instruções, um “plano pastoral”…

A resposta de Jesus não se fez esperar, com palavras proferidas na última ceia: “Não se perturbe o vosso coração… Em casa de meu Pai há muitas moradas… Vou preparar-vos um lugar”. Para Tomé, porém, era preciso mais, e à pergunta: “Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho”, Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Três palavras. Apenas. Sem alternativa. Certamente não compreendidas em pleno por Tomé e seus companheiros, ficam para a história como afirmação solene de que ninguém pode ser perfeitamente feliz, sem passar por Jesus.

Para sermos felizes, não precisamos de mapas de estrada, manuais de instruções ou planos de pastoral… O que verdadeiramente todos precisamos é de aprender com Jesus o seu jeito de amar e servir. Sempre. Mesmo que doa.

in Diálogo n.º 1698 (V Domingo da Páscoa – Ano A)