Festa da Padroeira

Solenidade da Princesa Santa Joana

SantaJoana_banner2020

Este ano, no contexto da pandemia que vivemos,  celebraremos Santa Joana, Padroeira da Cidade e da Diocese, com Eucaristia, na Sé, dia 12 de maio, pelas 10h30. A missa, presidida por D. António Moiteiro,  decorrerá à porta fechada, com transmissão em directo no canal youtube da Diocese de Aveiro.

Após a Eucaristia, junto do Túmulo de Santa Joana, haverá um tempo de silêncio e será rezada a Oração pro-Canonização. Apesar da impossibilidade de estarmos fisicamente presentes na Missa e de realizarmos a Procissão, à tarde, não deixemos de celebrar interiormente a festa da nossa Padroeira, unindo-nos a estes momentos celebrativos, certos da compreensão e união de todos.

fonte: Diocese de Aveiro

________________________

Em termos Paroquiais é uma festa que, é muito querida e que sempre nos mereceu empenho e dedicação.

Este ano, escusado será dizer, não poderemos celebrar da mesma forma, a Festa de Santa Joana, porém, tendo, eventualmente, a possibilidade estar mais disponível para a oração, a celebração da liturgia das horas dá-nos uma oportunidade de nos debruçarmos mais sobre os textos das Virgens Santas.

Apresentamo-vos um GUIÃO para as Laudes do dia 12 de Maio, que, apesar de ser Terça-feira da Semana V da Páscoa, é, na diocese de Aveiro, celebrada como Solenidade na Cidade e como festa em todas as paróquias da diocese.
Esperamos que este subsídio nos ajude todos a celebrar melhor a vida da nossa padroeira e a pedir melhor ao Senhor a graça da sua canonização.