Nota Pastoral: A vida pastoral em tempos de pandemia

dioceseAveiro

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal reuniu, no dia 21 de abril, para «preparar orientações gerais, em diálogo com as autoridades governamentais e de saúde, (…) com a retomada possível e gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações cultuais». (…) também a nossa diocese de Aveiro está solidária com tantos profissionais de saúde (…) para todos uma palavra de apreço e a certeza da nossa oração, como membros de uma comunidade crente em sintonia com a sociedade em que está inserida.

Temos consciência de que a retoma das celebrações comunitárias será lenta e gradual, e, (…) apesar de toda esta incerteza, aqui ficam as orientações possíveis:

1. A catequese paroquial, neste terceiro período, deve continuar a ser (…) através dos meios digitais, com os outros colegas do grupo de catequese (…).
  2. A celebração dos sacramentos do Baptismo e do Matrimónio podem realizar-se desde que se cumpram as normas (…)
  3. As festas religiosas (…) devem ser adiadas ou limitadas (…) O mesmo devemos dizer de procissões e peregrinações (…)

Fonte completa em: Diocese de Aveiro

Comunicado da CEP: Youtube Ecclesia