Uma Semana Diferente !

Ramos_A

Com o Domingo de Ramos começa a Semana Santa. Para os cristãos é a semana central da história e da fé, este ano ainda Maior porque mais sofrida em virtude da pandemia do Covid-19. Uma semana de abstinências que a tornam em tudo diferente das anteriores.

Uma semana em que veremos, em jeito de filme já nosso conhecido mas sempre actual, apupos e vexames, juras de fidelidade caldeadas com atitudes de medo e abandono, falsidades, solidão… e morte, que fazem Jesus experimentar, no alto da cruz, uma estranha ausência de Deus: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”. Mas Ele sabe que silêncio de Deus não é ausência, nem cansaço, nem desespero… mas presença silenciosa como a de uma mãe que, sem arredar pé, vela, com amor e ternura, à cabeceira do filho moribundo.

Vamos viver esta semana, este ano de forma bem diferente, ainda que às vezes possamos sentir um nó na garganta, estranhando o silêncio de Deus, face a tanto sofrimento que percorre o mundo de lés a lés.

A resposta a tudo isto tê-la-emos no Domingo, com o sepulcro vazio. Até lá vivamos estes dias, resguardados o mais possível, sem nunca esquecermos o dever de oração agradecida pela generosidade heróica e criativa de tantas pessoas que, por este mundo fora, combatem a pandemia que muito nos aflige.

Uma Santa Semana Santa.

P. Fausto

in Diálogo nº 1693 (Domingo de Ramos da Paixão do Senhor – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *