De novo a Quaresma !

1dq_A

Depois do carnaval entramos na Quaresma! Para muitos cristãos a Quaresma está apenas ligada ao jejum e imposição das cinzas, logo no primeiro dia, e à abstinência de carnes às sextas-feiras. Alguns, cada vez em menor número, também a ligam à obrigatoriedade de confissão anual. Mas a Quaresma é mais que isso.
Não são apenas 40 dias que precedem a Páscoa , alguns de “dieta obrigatória”, mas dias privilegiados, que nos permitem arrumar o coração e aprender com Jesus a escolher sempre Deus e a fazer o que Ele quer. O Profeta Joel fala mesmo em tempo para rasgar o coração e não os vestidos…
E a Igreja, Mãe e Mestra, continua a dizer-nos que a Oração, o Jejum e a Esmola, parecendo formas do passado, continuam a ser sólido tripé de um processo permanente de renovação pessoal e familiar, indispensável para prepararmos a Páscoa do Senhor. E não temos tempo litúrgico mais propício que a Quaresma.
Vamos, assim, aprender as lições do Mestre que, no deserto, nos desafia a uma maior intimidade com Deus, a viver o dia a dia com moderação e simplicidade, sem excessos de qualquer natureza, e a descobrir nas Obras de Misericórdia as formas mais criativas e concretas para o cumprimento do dever da esmola.

P. Fausto

in Diálogo 1690 (Domingo I da Quaresma – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *