“CANTINHO DA FAMÍLIA” – 14

terapia-familiar_-1030x579

 

Na tarde do dia 14 teremos ocasião para tratar da Sexualidade Conjugal, num encontro destinado especial-mente a Casais. De facto, quem melhor que os Pais para esclarecer os filhos sobre matéria tão importante, como é a sexualidade?
Vejamos hoje o que escreve o Papa Francisco na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”:

“O Concílio Vaticano II apresentava a necessidade de uma educação sexual positiva e prudente oferecida às crianças e adolescentes à medida que vão crescendo e tendo em consideração os progressos da psicologia, pedagogia e didática.
A educação sexual oferece informação, mas sem esquecer que as crianças e os jovens ainda não alcançaram plena maturidade. A informação deve chegar no momento apropriado e de forma adequada à fase em que vivem. Não é útil saturá-los de dados sem o desenvolvimento do sentido crítico perante uma invasão de propostas, perante a pornografia descontrolada e a sobrecarga de estímulos que podem mutilar a sexualidade. Os jovens devem poder aperceber-se de que são bombardeados por mensagens que não procuram o seu bem e o seu amadurecimento.
Tem um valor imenso uma educação sexual que cuide um são pudor, embora actualmente alguns considerem que é questão de outros tempos. É uma defesa natural da pessoa que resguarda a sua interioridade e evita ser transformada em mero objecto. Sem o pudor, podemos reduzir o afecto e a sexualidade a obsessões que nos concentram apenas nos órgãos genitais, em morbosidades que deformam a nossa capacidade de amar e em várias formas de violência sexual que nos levam a ser tratados de forma desumana ou a prejudicar os outros.”

(n°280,-282 da Exortação Apostólica do Papa Francisco ” Amoris laetitia “)

Tome nota : 14 de Março|14.30|Centro Paroquial * “Projeto comum de Amor e de Vida – A Sexualidade do Casal” * Cátia Sá Guerreiro, com licenciatura em Enfermagem, mestrado em Saúde e Desenvolvimento e doutoramento em Saúde Internacional. Com várias especializações. É casada e mãe.

Oração de Benção para a mesa durante a semana: Abençoa, Senhor, a nossa refeição e abençoa as mãos que a prepararam, as mãos que a fizeram chegar à nossa mesa. Dai pão a quem o não tem e fome da Vossa Palavra a todos nós. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *