XXVIII DIA MUNDIAL DO DOENTE

11 de Fevereiro de 2020

dia_mundial_doente2020-390x260-1

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos” (Mt 11, 28)

O Papa Francisco na mensagem para o XXVIII Dia Mundial do Doente sublinha que Jesus chama a um caminho de graça que se manifesta aos simples, e revigora os cansados e exaustos.
Neste dia, de forma especial, fala a cada doente e oprimido. A passagem por um tempo de doença, ainda que por vezes seja duro e muitas vezes angustiante, permite olhar para os outros doentes de forma mais solidária. São vários os doentes que na nossa paróquia são visitados por voluntários que dedicam parte do seu tempo a acompanhar, conversar e ouvir as vidas de cada idoso.
Jesus convida a não ter medo de olhar para Ele, de ir ao Seu encontro “vinde”, Ele que vem para ser “luz nos vossos momentos de escuridão e a esperança para o vosso desalento.”
O Papa lembra ainda os profissionais de saúde que, através do seu trabalho e competências são imagem e presença de Cristo.
A mensagem para este dia termina a sublinhar a importância da preservação da vida que “é sacra e pertence a Deus” sendo, por conseguinte, inviolável e indisponível. No próximo dia 20 de Fevereiro vai à Assembleia da República o projecto de lei para aprovar a despenalização da eutanásia. “A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte: exigem-no simultaneamente tanto a razão como a fé em Deus, autor da vida”, lembra-nos o Papa.