“CANTINHO DA FAMÍLIA” – 10

 

ca18

 

Manual de Instruções

Que saibamos, Deus não deu qualquer manual de instruções a Maria e José para educar sabiamente Jesus. E foram extremamente importantes neste processo.

 

O que pensa o Papa Francisco sobre o papel da Família?

“A família é a primeira escola dos valores humanos, onde se aprende o bom uso da liberdade…
Na época actual, em que reina a ansiedade e a pressa tecnológica, uma tarefa importantíssima das famílias é educar para a capacidade de esperar. Não se trata de proibir as crianças de jogarem com os dispositivos electrónicos, mas de encontrar a forma de gerar nelas a capacidade de diferenciarem as diversas lógicas e não aplicarem a velocidade digital a todas as áreas da vida.
Quando as crianças ou adolescentes não são educados para aceitar que algumas coisas devem esperar, tornam-se prepotentes, submetem tudo à satisfação das suas necessidades imediatas e crescem com o vício do “tudo e imediato”.
Este é um grande engano que não favorece a liberdade; antes, intoxica-a.

A família é o âmbito da sociabilização primária, porque é o primeiro lugar onde se aprende a relacionar com o outro, a escutar, partilhar, suportar, respeitar, ajudar, conviver… No contexto familiar ensina-se a recuperar a proximidade, o cuidado, a saudação…”

(n° 274 276 da II Exortação Apostólica do Papa Francisco “Amoris Laetitia“)

Oração de Benção para a mesa durante a semana: Senhor, agora, na hora da refeição, e para sempre, faz do nosso lar um santuário da tua vida e do teu amor. Queremos ser um sinal do Teu reino. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Como era no princípio, agora e sempre. Amém

TOME NOTA: No 15 de Fevereiro, com início às 14h30, no Centro Paroquial, decorrerá a segunda tarde de reflexão sobre a “Amoris laetitia”. Destina-se especialmente a Casais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *