Sonhos de Deus !

epifania_A

O Natal é um tempo de sonhos. Sonhos de Deus, que respiram novidade e futuro. São projecto.
Como aconteceu com outros personagens bíblicos, também é em sonhos que Deus fala aos Magos e os desafia a regressarem às suas terras e ocupações, por caminhos novos, assistidos pela estrela que os ilumina e transforma, a ponto de oferecerem tudo o que de mais belo e precioso têm.
Assim, de coração cheio e feliz, “e avisados em sonhos”, iniciam a aventura do regresso à normalidade, “por caminhos diferentes“, tornando-se, para nós, exemplo de quem não cede à tentação do comodismo e da preguiça, nem desiste apesar das dificuldades.
Que sejam também diferentes os nossos caminhos, para que o ano, há pouco começado, seja propício a escrevermos o nosso próprio “Magnificat“, pelas maravilhas que Deus nos tem para oferecer, ainda que às vezes nos pareça distante e em silêncio.
Se nada quisermos aprender com o exemplo dos Reis Magos, arriscamo-nos a integrar o lote dos que tornam o Tempo de Natal apenas um tempo anual de “fantasia colectiva e consumista”.

in Dialogo n. 1682 [Solenidade da Epifania do Senhor – Ano A]