“CANTINHO DA FAMÍLIA”

CantinhoFamilia

Cada tempo traz as suas crises e a família não foge à regra, por isso se diz que está em crise de mudança e transformação. A verdade, porém, é que, por tão rápida e profunda, a crise da família faz doer tanto, mas os números aí estão a provocar-nos:

– No nosso país, dos 35000 casamentos efectuados neste ano, apenas 11000 são celebrados na Igreja.
– Os casamentos de pessoas do mesmo sexo rondam os 1000.
– Há cerca de 1 milhão de pessoas que vive em união de facto.
– Os divórcios realizados no nosso país ascendem aos 23000 e destes, mais de metade são de casamentos celebrados na Igreja.

Os números são o que são, mas devem-nos levar a pensar… e a agir.
Esta página do nosso “Diálogo” servir-nos-á para mantermos viva, durante todo este ano apostólico, a problemática da Família.

 

__________

 

O que diz a Igreja?

“O sacramento do Matrimónio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e salvação dos esposos… O Matrimónio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada específica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a igreja. Por isso, a decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto de um discernimento vocacional.” (n°72 da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Alegria do Amor”).
“O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento.” (Cânone 1055 do Código de Direito Canónico)

 

_____________

gravida

22 de Dezembro, IV Domingo do Advento, Dia de Bênção especialmente para as pessoas que se encontram em estado de gravidez . Se é o seu caso, não hesite em inscrever-se atempadamente na secreta-ria paroquial ou na sacristia, no final das Missas.
É uma bela oportunidade para a comunidade cristã se alegrar também pelo dom da vida, que acolhestes com Amor, e pedir uma especial bênção de Deus para o vosso período de gestação.

 

Oração de Bênção para a mesa durante a semana: Senhor Jesus, abençoa os alimentos que vamos tomar. Que nesta mesa haja sempre a alegria da Tua palavra: faz-nos vivê-la diariamente. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *