FAMÍLIA – Escola de Santidade

familia2

Ao longo de todo este ano, a preocupação pastoral da nossa Paróquia centrou-se no Baptismo e no chamamento à santidade que Deus faz a todos os baptizados. Como realçou vigorosamente o Concílio Vaticano II, todos os discípulos de Cristo, cada um segundo o seu estado, situação e carisma próprio, são chamados à santidade cristã em qualquer situação social e laboral: na família e no Matrimónio ou na Vida Consagrada, no trabalho de casa ou na oficina, no hospital ou no ensino, no escritório ou no campo, atrás do balcão, do postigo da repartição ou do volante.
O ano que no próximo Domingo começa com o Advento, sem esquecermos que somos discípulos de Cristo, vai-nos mobilizar para a Família, como a melhor das escolas de vivência e transmissão de valores e, como Igreja Doméstica, verdadeira Escola de Santidade.
Portanto, tudo quanto possa ajudar as famílias a progredir ao longo da vida no amor, a superar dificuldades, a evitar rupturas… e a celebrar cristãmente toda a realidade familiar é bem-vindo e deve ser considerado prioritário por todos os agentes de pastoral da nossa Paróquia.
Não se estranhe, pois, o relevo dado à Família e ao Sacramento do Matrimónio ao longo de todo este ano, na nossa Paróquia, em comunhão, aliás, com toda a Diocese de Aveiro e sempre à luz do Magistério da Igreja Local e Universal.