Semana dos Seminários

2019_cartaz-01_small

Inicia no Domingo, dia 10 de Novembro, a SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2019.
Na Diocese de Aveiro, teremos três momentos importantes:

Dia 14 de Novembro – 21h00 – Inauguração da Biblioteca D. António Francisco, no Seminário de Santa Joana Princesa;
Dia 16 de Novembro – 21h00 – Vigília de Oração pelos Seminários, na igreja Matriz de Oiã (São Simão);
Dia 17 de Novembro – 16h00 – Missa de Encerramento da Semana, no Seminário de Santa Joana Princesa.

“A Semana dos Seminários de 2019 tem um lema – Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser – inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit que o Papa Francisco dirigiu, recentemente, aos jovens e a todo o Povo de Deus. (…)
O Santo Padre propõe-nos uma atitude de esperança assente na convicção de que “Jesus caminha no meio de nós como fazia na Galileia. Ele passa pelas nossas ruas, detém-se e olha-nos sem pressa. O seu chamamento que é atractivo e fascinante” (CV, 277). Hoje, porém, é mais difícil de escutar e entender pelos jovens porque são bombardeados por uma variedade de estímulos e uma multiplicidade de propostas geradoras de muito ruído e dispersão.
Esse chamamento é o de um amigo, Jesus Cristo, aquele conhece e ama a cada um e por isso quer dar-lhe o melhor. Assim, a vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente, porque “os presentes de Deus são interactivos, para os gozar é preciso arriscar”.(…) Abrir-se a esse dom implica um caminhar juntos com Cristo, na amizade e na liberdade, num seguimento próprio do discípulo que deseja aprender com o Mestre. (…)”

da mensagem de D. António Augusto Azevedo
(Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios)

SUBSÍDIOS PARA PREPARAR A SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2019