ANO PASTORAL 2019|2020

banner_pastoral_1920

Familia, vocação de amor e caminho de santidade

A aposta neste ano num programa para e com as famílias pretende traduzir o desafio pastoral lançado pelo senhor bispo na sua carta pastoral quando afirma que há necessidade de estimular uma pastoral de atenção integral à família para que esta esteja no centro das nossas preocupações pastorais quer diocesanas quer paroquiais. (Carta Pastoral 24) É urgente proclamar o Evangelho da família como “resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana: a sua dignidade e plena realização na reciprocidade, na comunhão e na fecundidade. Não se trata apenas de apresentar uma normativa, mas de propor valores, correspondendo à necessidade deles que se constata hoje, mesmo nos países mais secularizados”. (AL 201)
(…) A família cristã é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã. Ela é Igreja Doméstica. Aí, os pais desempenham o papel de primeiros transmissores da fé aos seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários. Ao mesmo tempo, quando essa experiência de discipulado missionário é autêntica, uma família torna-se evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente em que vive. A família vive a sua espiritualidade própria, sendo ao mesmo tempo uma igreja doméstica e uma célula viva para transformar o mundo. (DA 204). “A beleza do dom recíproco e gratuito, a alegria pela vida que nasce e a amorosa solicitude de todos os seus membros, desde os pequeninos aos idosos, são apenas alguns dos frutos que tornam única e insubstituível a resposta à vocação da família, tanto para a Igreja como para a sociedade inteira.” (AL 88)

fonte: www.diocese-aveiro.pt