Leves e Ligeiros !

14dtc_C

“Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho…” (Lc. 10, 3-4)
Assim mesmo, sem tirar nem pôr! E os discípulos, dois a dois, lá se foram sem pão, sem bolsa, sem dinheiro, sem telemóvel… sem mesmo as coisas mais indispensáveis em qualquer saída. Leves e ligeiros, apenas confiados na força da Palavra e apostados na urgência da Missão.
Nestas últimas semanas, somos particularmente provocados por Jesus com desafios que nos parecem pouco razoáveis e não ajustados à realidade, como os deste Domingo. A verdade, porém, é que a força do Evangelho e do Cristianismo não é questão primordialmente de organização e estratégia, e muito menos de dinheiro, meios, poder e números… É questão de coração, de disponibilidade e prontidão, de ardor e paixão dos discípulos de todos os tempos. Era isto mesmo que Jesus queria que os setenta e dois do Evangelho descobrissem.
E é tão importante essa experiência, ao arrepio de toda a lógica empresarial e de sucesso, que Jesus a quer estender a todos os Seus discípulos, porque ninguém está imune da tentação do ter e do poder que torna acomodada, menos evangélica e mais insignificante a própria Igreja.

in Diálogo 1664 (XIV Domingo do Tempo Comum – Ano C)