Mudar de Vida !

13dtc_C

 

Segundo a Palavra de Deus deste XIII Domingo do Tempo Comum, a disponibilidade e a prontidão são as características fundamentais e comuns a todos os que Deus chama a uma missão especial. Exemplo claro é a vocação de Eliseu na 1°leitura e, a avaliar pela reacção de Jesus àqueles que desejavam segui-Lo, o grau de exigências do Evangelho não é menor.
Outra coisa, hoje, não pede Jesus a quem chama, apesar da linguagem parecer radicalmente inoportuna e inadequada ao comum pensar a vocação. Na verdade, a radicalidade da proposta de Jesus é pouco convidativa, mesmo inaceitável para a grande maioria dos nossos contemporâneos; apesar de tudo, Jesus não retira uma vírgula ao que disse : “Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o Reino de Deus”.
Só pessoas disponíveis e prontas entendem e são capazes de responder às exigências da Missão, numa sociedade cada vez mais “líquida”, como a nossa.
E quando se fala em Missão, não nos referimos somente ao chamamento à vida consagrada, religiosa e secular, ou ao ministério ordenado, mas também à vida matrimonial, pois todas são caminho de santidade, incompatível com formas “light” de viver.
Em tempo algum Jesus vai mudar a linguagem ou baixar a fasquia de exigência do chamamento, nós é que temos de mudar de vida.

P. Fausto

in Diálogo 1663 (XIII Domingo do Tempo Comum – Ano C)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *