Dois dedos de Liturgia (99)

– Comunhão

comunhao

A assembleia recebe a comunhão sacramental da Eucaristia imediatamente depois da comunhão do sacerdote celebrante. É de sua responsabilidade distribuir a Comunhão, se for o caso, ajudado por outros sacerdotes e diáconos; e a Missa não deve prosseguir até que termine a Comunhão dos fiéis. No caso da nossa paróquia, quando necessário, os ministros extraordinários ajudam o sacerdote celebrante.
Aqueles que estiverem preparados encaminham-se para o local da distribuição da sagrada comunhão. Este momento deve ser de recolhimento; nunca será momento para ver quem veio à celebração ou para qualquer tipo de cumprimentos. Somos mendigos de Jesus e enquanto Corpo de Cristo caminhamos para Ele. “Quando comungarem de pé, recomenda–se fazer, antes de receber o Sacramento, a devida reverência.” Aqueles que não se abeiraram da sagrada comunhão são chamados a uma comunhão espiritual. Para isso é necessário um recolhimento colocando-se humildemente diante Jesus. Neste momento devemos permanecer de pé como sinal de respeito e de adoração, participando cantando ou fazendo silêncio.