«Recebestes de graça, dai de graça» (Mt 10,8)

27diamundialdoentes

(…) Por ocasião do XXVII Dia Mundial do Doente, que será celebrado de modo solene em Calcutá, na Índia, a 11 de fevereiro de 2019, a Igreja – Mãe de todos os seus filhos, mas com uma solicitude especial pelos doentes – lembra que o caminho de evangelização mais credível são gestos de dom gratuito como os do Bom Samaritano. O cuidado dos doentes precisa de profissionalismo e de ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é “querido”.
A vida é dom de Deus, pois – como adverte São Paulo – «que tens tu que não tenhas recebido?» (1 Cor 4,7). E, precisamente porque é dom, a existência não pode ser considerada como mera posse ou propriedade privada, sobretudo face às conquistas da medicina e da biotecnologia, que poderiam levar o homem a ceder à tentação de manipular a “árvore da vida” (cf. Gn 3,24).

(…)

da mensagem do Papa Francisco