Um Rei diferente !

cristoreiB

 

Com a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, encerramos o ano litúrgico. E fazêmo-lo, assistindo ao interrogatório de Pilatos a Jesus, no pretório, num frente a frente revestido de intenso dramatismo, perturbado pelo eco das vozes da turba que aguarda, na praça, impaciente, o desfecho do julgamento.
De um lado, bem protegido por vigoroso corpo da guarda, versátil na lógica do poder e apoiado no direito, está Pilatos; do outro, Jesus, de rosto empastado por sangue ressequido, só e indefeso, mas de postura digna e nobre, a ponto de desarmar o seu interlocutor: “Tu és o Rei dos judeus?”
Sim, “é como dizes: sou rei”, mas não é dos judeus, nem deste mundo, apressou-se a responder serenamente Jesus. Não tenhas, pois, medo, porque o meu Reino não recruta mercenários, nem se defende pelas armas.
O meu Reino é constituído por homens e mulheres livres, comprometidos apenas na fraternidade, na paz e na justiça…, em que ninguém manda mas todos servem, porque se sentem iguais em dignidade e Filhos de Deus, que é meu Pai.
Como vês, Pilatos, o meu reino não é deste mundo, embora nasça no coração de cada pessoa e se realize em cada tempo. Não venho, pois, competir com ninguém, mas tão só mostrar e criar uma história completamente diferente, baseada na lógica do Serviço e na força do Amor.
O discurso de Jesus não terá convencido Pilatos, mas continua actual e a merecer de todos nós, baptizados, o maior empenho nas tarefas da construção, aqui e agora, dos “Novos Céus e da Nova Terra”. É desse Reino de que Jesus é verdadeiramente Rei.

P. Fausto

in Diálogo 1632 (Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *