Para ser discípulo !

25dtc_B

Jesus continua hoje com a mensagem que desconcertara Pedro no domingo passado e que parece provocar resistências também nos outros discípulos. Ao discutirem entre si sobre quem tem o melhor curriculum e apresenta mais credenciais para ser o maior, parecem pouco interessados no discurso do Mestre e bem mais preocupados com o futuro de cada um. A sua ambição era vencer o “campeonato” do poder e não o de servir.
Jesus, porém, não julga, não repreende os discípulos, nem se mostra ofendido, ao saber da conversa alimentada, em surdina, por todos, quando regressavam a casa, em Cafarnaúm.
Há muito que sabia quem escolhera e escolhera livremente homens portadores das debilidades de qualquer mortal, que continuavam ainda, apesar de tudo o que viam e ouviam, de coração empedernido e cabeça dura. Longe de Jesus, porém, desanimar ou dispensar qualquer deles.
Chegados a casa, diz-lhes: “Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos”. E nada mais acrescenta.
O gesto de acolhimento e de ternura de Jesus a uma criança, indicará claramente aos discípulos e aos homens de todos os tempos, o caminho da humildade e da confiança, da simplicidade e da generosidade… para se ser discípulo.

in Diálogo 1623 (XXV Domingo do Tempo Comum – Ano B)