Deus em primeiro

10dtc_B

Era tão intensa a vida diária de Jesus que muitas vezes não tinha tempo para comer ou dormir. Mas arranjava sempre tempo para estar com o Pai. Este ritmo, porém, trazia inquietos os familiares, e a Sua Mãe inclusivé, enquanto outros o achavam movido por uma qualquer força diabólica.
É verdade que para todos a vida de Jesus parecia uma corrida contra o tempo, tão intensa que o obriga hoje a dar-lhes a resposta adequada. Aos que O diziam possuído por Belzebú, responde que a sua missão é precisamente combater satanás e destruir o seu poder, pelo que não serão as calúnias e as insinuações maliciosas dos escribas que o podem afastar do seu caminho.
Quanto aos familiares que o julgavam “fora de si e se puseram a caminho para o deter”, olhando-os com infinita paciência, afirma solenemente que, sem desmerecimento dos laços de sangue, o mais importante é escutar a Palavra de Deus e cumprir a Sua vontade e esse é que é “meu irmão, minha irmã e minha Mãe”, como quem diz: acima de tudo e de todos só Deus e, com Deus em primeiro lugar, tudo no coração está devidamente ordenado para fazer o que se deve, no tempo que Deus nos dá.

in Diálogo 1613 (X Domingo do Tempo Comum – Ano B)