Dois dedos de Liturgia (66)

assembleiasentada

– Assembleia, a comunidade reunida

A primeira realidade visível da liturgia cristã é a comunidade reunida, a assembleia.
No AT (Ex 19-24, 1Rs 8 e Ne 8-9), é frequente encontrar referência às grandes assembleias do Povo de Israel, escutando a Palavra de Deus, dirigindo-lhe a sua oração e celebrando os gestos simbólicos da aliança. No NT, a convocatória produz-se à volta de Jesus Cristo e chama-se sobretudo igreja (ekklesía), povo convocado e congregado. Desde a primeira geração, a assembleia litúrgica é uma realidade importante, no conjunto da vida cristã, embora, desde muito cedo, fosse necessário recordar aos mais preguiçosos: «sem abandonarmos a nossa assembleia – como é costume de alguns –, mas animando-nos» (Heb 10,25).
Ao longo dos séculos, «nunca a Igreja deixou de se reunir em assembleia para celebrar o Mistério Pascal» (SC 6), sobretudo para a Eucaristia dominical, porque o domingo, desde a primeira geração, é o dia por excelência da reunião da assembleia cristã.
A motivação não é só pedagógica ou sociológica – a assembleia litúrgica cristã «ultrapassa todas as afinidades humanas, raciais, culturais e sociais» – mas sobretudo teológica: «Na celebração da Missa, os fiéis constituem a nação santa, o povo resgatado, o sacerdócio real» (IGMR 95).
O povo sacerdotal, a comunidade dos baptizados, reúne-se para celebrar o mistério da nova aliança, sempre com a convicção da presença, invisível mas real, do seu Senhor, Jesus Cristo, que prometeu: «onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18,20). A assembleia é o lugar de preferência da presença do Senhor.
Ao mesmo tempo, cada assembleia litúrgica é a realização concentrada e a epifania (manifestação) de toda a Igreja: «O povo de Deus, que se reúne para a Missa… se exprime nos diversos ministérios e diversas acções»

* continuamos a aguardar as vossas questões em doisdedosdeliturgia@gmail.com