Dois dedos de Liturgia (65)

lausperene_banner

 

– O culto Eucarístico

A palavra culto vem do latim, colere (cultivar), e aplica-se, na Liturgia, às manifestações de veneração e respeito por pessoas ou coisas. Por isso, é este o nome que recebe muitas vezes a própria celebração litúrgica: o culto que dirigimos a Deus, as celebrações do culto.
Nos primeiros séculos, o culto da Eucaristia estava como que implícito na própria celebração do sacramento, que era tratado com suma veneração.
Ainda que a finalidade primordial da «Reserva» da Eucaristia no sacrário não seja a de lhe prestar culto, mas a disponibilidade para a levar aos doentes, sobretudo para o caso do Viático, é conatural que os cristãos tenham uma atitude de adoração ao Senhor que se nos dá como alimento na sua Eucaristia.
O Concílio Vaticano II preocupou-se sobretudo com a celebração da Eucaristia, não tanto do seu culto. Dois documentos posteriores voltaram a ressituar e motivar oportunamente o culto eucarístico: a Instrução Eucharisticum Mysterium e o Ritual da Sagrada Comunhão e Culto Eucarístico fora da Missa.
Assim, o culto: prolonga o clima eucarístico da Missa, num tom de oração mais contemplativa e repousada, acentuando os sinais da adoração, enquanto que a celebração acentua os da participação na acção eucarística, sobretudo a Palavra e a comunhão; os momentos de culto, pessoal e comunitário, preparam, por sua vez, uma celebração mais consciente e profunda da Missa; ajudam a que as mesmas atitudes eucarísticas – acção de graças, sintonia com Cristo no seu sacrifício pascal, auto-oferenda, invocação – impregnem as diversas actividades da jornada; o culto da Eucaristia fora da Missa ajuda-nos a dar conta de que o mesmo Senhor Ressuscitado, que se nos dá como alimento na celebração, está presente nas vinte e quatro horas do dia, comunicando-nos a sua força e a sua vida: Ele é, na verdade, o «Emanuel», o Deus-connosco.

* continuamos a aguardar as vossas questões em
doisdedosdeliturgia@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *