“Eu sou o Bom Pastor”

4dp_B

O Domingo IV da Páscoa é conhecido por Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Compreende-se tal associação das palavras com que Jesus, várias vezes, Se identifica, no Evangelho deste domingo: “Eu sou o Bom Pastor”. Não um, mas o Bom Pastor.
Celebrar Jesus com este título, é reconhecê-Lo como Único Salvador e dizer claramente que pretender construir à margem de Cristo é condenar-se ao fracasso.
Neste tempo que Jesus dedica particularmente aos Seus discípulos, continua a dizer à Igreja e a cada um de nós: “Eu sou o Bom Pastor”. E cada vez mais é necessário ouvir a Sua voz, tantas e tão confusas são as vozes que nos chegam a cada momento e de todos os cantos.
Nas contrariedades do tempo presente e na escuridão em que por vezes caminhamos, só em Jesus, o Bom Pastor, temos a certeza de que somos conduzidos por Deus, que nunca nos abandona ou engana.
Este Domingo também é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Sabemos que todos os cristãos são responsáveis na Igreja. Mas alguns, por vontade de Jesus, estão-Lhe intimamente ligados no Seu ministério de santificar, conduzir e ensinar. Oportuno é, pois, pedirmos sempre, mas particularmente hoje, ao Senhor, que continue a dar ao Seu Povo pastores segundo o Seu coração.

in Diálogo nº 1606 (IV Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor – Ano B)