Entre hossanas e vaias !

ramos_B

 

Começamos hoje a Semana Santa, com um acto litúrgico que nos pode desconcertar: se, por um lado, celebramos o triunfo de Cristo, entre hossanas e com palmas, evocando uma manifestação vigorosa e genuína do povo, por outro, na proclamação do Evangelho, somos já introduzidos na celebração do Mistério Pascal.
A dois milénios destes acontecimentos, estamos a celebrar o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, o primeiro dia de uma semana muito intensa, a Semana Santa e também “Maior”. Uma semana em que não faltam palmas e hossanas, vaias e impropérios, chicotadas e beijos, traidores e cobardes e também lágrimas de vergonha e de arrependimento.Uma semana original e única!
Teremos, sobretudo a partir de quinta-feira, ocasião para viver, em pormenor, os momentos mais significativos e importantes da História da Salvação.
Não percamos esta oportunidade, que, sendo única em cada ano, pode ser a última da nossa vida.
Não deixemos que circunstâncias, meteorológicas ou outras, nos impeçam de viver a riqueza de todas as celebrações do Tríduo Pascal. Porque são os “Dias Sagrados da Paixão salvadora de Jesus e da Sua Ressurreição gloriosa”, merecem ser vividos por todos, com amor e gratidão.

P. Fausto

in Diálogo 1602 (Domingo de Ramos na Paixão do Senhor – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *