“Convertei-vos”!

3dc_B

 

Depois de termos assistido no domingo passado ao encontro feliz de dois discípulos de João Baptista com o “Cordeiro de Deus”, em pleno deserto da Judeia, Jesus não perde tempo, e, agora, nas margens do mar da Galileia, não se cansa de dizer ao que vem, correndo o risco de se repetir: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.
A linguagem vigorosa e provocante, semelhante à do Seu Precursor, parece dizer que Deus esgotara a paciência, mas não. Deus não esgotou, nem há-de jamais esgotar a Sua paciência connosco, porque nos ama infinitamente e a todos oferece a salvação. O alerta, porém, que vem de João Baptista e confirmado por Jesus, mantém-se pleno de actualidade.
A Igreja, ao proclamar hoje este Evangelho, continua a mesma pregação, insistindo sempre na necessidade de conversão pessoal e comunitária como condição de entrada no Reino. Deus por nós já fez tudo, resta-nos fazer o “trabalho de casa”. E só a cada um cabe fazê-lo. Daí o apelo: “Convertei-vos”.

P. Fausto

in Diálogo 1593 (III Domingo do Tempo Comum – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *