Dois dedos de Liturgia (43)

concerto_natal

 

– O calendário de Natal (2ªparte)

Continuamos a enumerar os restantes dias festivos do calendário de Natal depois da Festa da Sagrada Família.
1 de Janeiro: Solenidade da Virgem: Oito dias depois do nascimento de Jesus, o nosso olhar dirige-se para a mãe, Maria. Contemplamo-la sempre atenta à presença de Deus na sua vida e, no ano que se inicia, reafirmamos com ela os nossos desejos de paz para o mundo inteiro e o nosso compromisso de fidelidade ao caminho do Evangelho.
Segundo Domingo depois do Natal: É celebrado nos anos em que há um domingo entre o 1 e o 6 de Janeiro. É uma meditação tranquila do mistério do Natal, para que vá penetrando cada vez mais no nosso interior.
6 de Janeiro: Epifania do Senhor: É a segunda grande festa do tempo do Natal. Em 25 de Dezembro contemplámos Deus feito homem; hoje, contemplamos como o Deus feito homem se manifesta como luz e vida para todos os povos da terra, para todos os homens e mulheres do mundo. Jesus é uma estrela luminosa para toda a humanidade, ninguém fica excluído do seu chamamento. Aqueles personagens chegados do Oriente para adorar o Menino que tinha nascido mostram-nos qual é o projecto final de Deus: que todos cheguem a viver a vida nova de Jesus.
Baptismo do Senhor: No domingo depois da Epifania, celebramos a festa do Baptismo do Senhor, que encerra o ciclo do Natal. Durante todos estes dias contemplámos Jesus como um Menino acabado de nascer. Agora, contemplamo-l’O já como uma pessoa adulta que vai ao Jordão, onde João Baptista tinha reunido muita gente desejosa de se converter, de transformar as suas vidas. E ali, quando recebe aquele baptismo, que é sinal externo do desejo de conversão, Deus Se torna presente e O manifesta como o seu enviado. E Jesus inicia a sua missão.

adaptado do Bloco MD9
* continuamos a aguardar as vossas questões em doisdedosdeliturgia@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *