Recomeçar…

1da_B

Com este domingo, começa o ano litúrgico. Como a vida humana está marcada por ritmos, naturais ou convencionais, que escalonam o desenrolar do tempo e a nossa existência, também a nossa vivência religiosa e a expressão da fé têm ritmos e tempos, que se organizam em cada ano à volta do Mistério Pascal de Jesus.
E tudo recomeça com o Advento a desafiar-nos à preparação para o Natal, mas a lembrar-nos também que o Messias, esperado durante tantos séculos, há-de vir em plenitude e majestade, no fim dos tempos. É esta vinda, gloriosa e definitiva, que importa aguardar e preparar com cuidado, vivendo cada tempo… atentos e vigilantes.
Não estranhemos, pois, no Evangelho da Missa de hoje, a ordem do Senhor: “Acautelai-vos e estai alerta”! São expressões nossas conhecidas e plenas de actualidade.
Quem vigia, vive em atitude permanente de atenção ao cumprimento dos seus deveres, não anda distraído, sonolento ou entretido com coisas que nos amarram e desviam do essencial, como nos tem dito Jesus, em parábolas, nas últimas semanas.
Este tempo que começamos é belo e generoso. Vamos vivê-lo individualmente, em família e em Paróquia, à volta do Presépio, que vamos construindo em casa e na Igreja, mas especialmente atentos aos mais necessitados.

in Diálogo 1586 (I Domingo do Advento – Ano B)