Dois dedos de Liturgia (31)

 

banner_03

 

 

– O que é o Martirológio? (2ªparte)

Nos primeiros séculos da Igreja, deu-se início aos catálogos dos mártires, antepassado do Martirológio Romano, justificado pelo facto de a vida de um mártir cristão, sem deixar de ser obra sua, era considerada sobretudo como a resposta que ele dera aos dons recebidos de Deus, e a sua morte o dia mais importante dessa vida: o nascimento para o Céu (dia natal). Os elogios dos santos não se destinavam a louvar o que eles tinham feito, mas a manter vivos o nome, o lugar e o dia da sua páscoa (passagem).
O elogio de um Santo inscrito no Martirológio Romano é uma pequena notícia, que não deve ultrapassar quarenta palavras (Preliminares, n. 39), na qual se presta particular atenção a três elementos: o nome desse Santo, o lugar da sua morte e a data em que ocorreu (em latim: nomen, locus et dies). Trata-se de uma regra muito antiga, expressa pelo Papa S. Gregório Magno: «Temos os nomes de quase todos os mártires escritos num livro, com os seus martírios repartidos por todos os dias do ano. Nesse livro, porém, não se diz como foi a morte que cada um deles padeceu, mas somente se indica o nome, o lugar e o dia do seu martírio» (S. Gregório Magno, Carta 29 a Eulógio de Alexandria).
Conforme ensinam os números 35, 36 e 37 dos Preliminares, a leitura do Martirológio pode fazer-se, de forma privada ou comunitária, em qualquer lugar apropriado para a oração e em qualquer momento do dia, excepto na celebração da Missa. Quando devem ler-se os elogios dos Santos do Martirológio? Resposta: «Os elogios dos Santos de cada dia devem ser lidos sempre no dia precedente» (n. 35). Onde pode fazer-se a leitura do Martirológio? Resposta: «É louvável que a leitura do Martirológio se faça no coro ou no presbitério, mas sempre fora da celebração da Santa Missa» (n. 36).

* continuamos a aguardar as vossas questões em doisdedosdeliturgia@gmail.com

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *