Na Escola de Jesus!

14dtc_A

 

 

Enquanto a generalidade das escolas já encerrou o ano académico e a catequese paroquial interrompeu os seus trabalhos, na Escola de Jesus, apesar do verão nada se alterou. Não estranhemos, pois, que a mensagem da Palavra de Deus nos oriente neste domingo para esta Escola e nos faça desejar sempre ser bons alunos de um Mestre, que é essencialmente Bom.
O ambiente desta Escola é de intensa alegria, vivida com liberdade e respeito de uns pelos outros, sem a sofreguidão das notas e o desespero pelo insucesso. Sabendo todos que o Mestre é “clemente e compassivo, lento para a ira, rico de misericórdia… e carinhoso para com todos”, ninguém vive à sombra de ninguém, escondido no conformismo e na passividade, e todos são chamados a dar o seu melhor, ainda que com diferentes resultados, porque a nota final é apenas dada em função do esforço e generosidade desenvolvidos ao longo de toda a vida.
Parecendo elitista, esta Escola é para todos, ricos e pobres, arriscando ser “chumbado” apenas quem não cuidar do coração, que tem de ser manso, humilde e pobre, como o do Mestre. E isto é tarefa não de um ano, mas da vida inteira. É por isso que não encerra para férias.
É uma Boa Escola, sem dúvida, a melhor que prepara para a Vida e para a Felicidade!

P. Fausto

in diálogo 1571 (XIV Domingo do Tempo Comum – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *