Agora é a nossa vez !

Ascensao_A

“Gloriosa” e “admirável” é como a Liturgia qualifica a festa que neste domingo celebramos. O ambiente de glória que a caracteriza e a admiração que provoca em quem a contempla, vêm da sua ligação ao Mistério Pascal: Jesus ressuscitou glorioso para subir gloriosamente ao céu, a fim de “se sentar à direita do Pai”. A solenidade da Ascensão é, assim, a glorificação de Cristo ressuscitado.
Sendo glorificação de Cristo, a Ascensão é a festa da nossa esperança, como diz a oração “colecta” da Missa de hoje, porque, com Cristo, também a nossa humanidade sobe e é introduzida na comunhão trinitária de Deus. Mas é também a festa da Igreja, de todos e de cada cristão: “Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as… e ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei”. Não é este, então, o tempo de ficarmos “parados a olhar o céu”, mas de irmos ao encontro dos homens e, no meio deles, continuar a obra de Jesus.
O desafio não é de adiamento ou mera contemplação, mas de acção e compromisso em sermos Igreja permanentemente “em saída”, sem medo das “periferias”, como nos recorda, com tanto vigor, o Papa Francisco, com a certeza de que Jesus estará sempre connosco até ao fim dos tempos. Agora é a nossa vez!

in Diálogo 1565 (Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano A)